Setembro Amarelo

postado em: Notícias | 0

A Campanha Setembro Amarelo do Siemaco e Instituto este ano contou com 9 palestras como parte das ações da campanha do Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio, com a participação mais de 500 trabalhadores. Nas redes sociais foram mais de 10 mil visualizações. A assistente social e palestrante, Marisa Polli, explicou nos encontros que a prevenção e o autocuidado são as melhores maneiras de viver uma vida saudável. “Viver uma vida equilibrada, com prática de exercícios, sem excessos na comida, com equilíbrio entre atividades prazerosas, contato com amigos e familiares, diminui consideravelmente o risco da pessoa desenvolver depressão e ansiedade”.

Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) evidenciam uma triste realidade: a cada 40 segundos uma pessoa tenta cometer suicídio no mundo. Essa realidade pode estar mais perto do que você imagina! Fique atento aos sinais de familiares e amigos. Mudanças no comportamento e no humor, apatia, atividades que antes eram prazerosas e agora não fazem mais sentido são alguma das maneiras de identificar que uma pessoa não está bem emocionalmente e mentalmente. Quadros de depressão e ansiedade agravam a situação, assim como o abuso de substâncias, sejam lícitas ou ilícitas.

Você não está sozinho! Caso você ou alguém próximo precise de ajuda, ligue para o CVV (Centro de Valorização da Vida) pelo número 188 ou entre em contato com o Siemaco para receber atendimento com a assistente social e equipe de saúde mental pelo telefone 0800 110 1981.

Saúde mental não é frescura! Cuide-se, e saiba que todos merecem uma vida com alegria e leveza.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × um =