Início      Convenções/Acordos      Salários      Jornais      Saúde      Empresas

Histórico    |    Diretoria    |    Base territorial    |    Localização


Histórico do SIEMACO

A necessidade de um órgão de classe para a defesa dos interesses específicos dos empregados em empresas de asseio e conservação, uniu alguns trabalhadores da categoria em torno da idéia de fundar uma associação. Em 1980 criou-se a Associação dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Paraná.


Primeira Sede


1ª Mobilização da Categoria.
     Após diversos movimentos e com a mobilização rápida da categoria, no dia 25 de outubro de 1981 o processo que tramitava no Ministério do Trabalho para transformar a associação em sindicato foi aprovada e no dia 1º de outubro de 1981 saiu a liberação da Carta Sindical transformando a associação em sindicato, onde a Sra. Rosane de Araujo Hasselmann foi encabeçada como presidente.


Primeira Mobilização


     Os primeiros meses de vida do sindicato foram bastantes duros. Os patrões no início não aceitavam com que seus funcionários se associassem ao sindicato, e os mesmos temendo represalias não queriam filiar-se à entidade. Com o pequeno número de filiados, a entidade enfrentava enormes dificuldades financeiras que comprometiam sua própria sobrevivência.. Os diretores e sócios eram obrigados a tirar dinheiro do próprio bolso para pagar as pequenas despesas do sindicato, recorda Rosane de Araujo, a primeira presidente do sindicato. A primeira sede era na Rua Marechal Deodoro, 252 - Centro.

     Já em 1985 o sindicato começou a se articular cada vez mais e aos poucos foi unindo mais a sua categoria. Começou então um forte movimento em torno de algumas reivindicações da classe trabalhadora, e com a intransigência dos patrões em não aceitar as reivindicações foi deflagrada a 1º greve geral da categoria, o sindicato ganha relevo com os patrões, foi uma greve histórica, o sindicato conseguiu mobilizar quase que totalmente a sua categoria, e as conquistas reivindicadas vieram beneficiar ainda mais os trabalhadores. A atuação da diretoria do sindicato tornou-se, então, decisiva na luta pelos direitos dos trabalhadores.



     Ano a ano o sindicato veio se fortificando cada vez mais já em 1985 a diretoria começou a participar a nível nacional de congressos na área de Turismo e Hospitalidade, devido ao seu crescimento o sindicato teve que procurar novas instalações, vindo posteriormente a se instalar em uma nova sede alugada na Rua Pasteur, no bairro Batel.

     Além da preocupação salarial, o sindicato já oferecia alguns benefícios sociais como: Assistência Médica e Odontológica e a distribuição de alguns materiais escolares.

     Desde sua fundação o sindicato teve quatro lideranças: 1980 à 1988 teve como presidente a Sra. Rosane de Araujo H. Lange, 1988 à 1993 Presidente Maria Donizete T. Alves, 1994 O Sr. Renato Pinto assume a presidencia, devido à sua aposentadoria em 13 de março de 1995 assume a presidência Manassés Oliveira da Silva, que continua até hoje na presidência.


Contato


Conheça o Siemaco


Vagas


Benefícios


35 Anos










Siemaco 2018